Sustentabilidade: como a gestão de frota e prevenção de riscos impactam no meio ambiente

sustentabilidade gestão de frotas
18 jan

A necessidade de ser mais amigável com o meio ambiente, juntamente com os avanços tecnológicos e industriais, está colocando pressão sobre as empresas e marcas para adotarem práticas sustentáveis. No gerenciamento de frotas, a sustentabilidade é vista como uma forma de melhorar o desempenho e preservar o meio ambiente, seja através da adaptação de todos os veículos para frotas ecológicas ou através de pequenas ações.

Para implementar uma frota ecológica, é importante avaliar o impacto ambiental dos veículos e garantir que a operação da frota continue a cumprir seus objetivos comerciais. O gerente da frota deve também considerar os impactos sociais, econômicos e ambientais que a adoção de práticas sustentáveis terá no negócio.

É importante seguir três passos: analisar o impacto ambiental da frota, pensar em como o negócio pode popularizar a adoção de recursos sustentáveis e buscar maneiras de economizar recursos, como reduzindo o uso de combustíveis.

 

Como ter ações de sustentabilidade na logística

 

Adotar práticas ecológicas não precisa necessariamente aumentar os custos para uma empresa. Na verdade, pode-se até mesmo reduzir gastos, como mencionado anteriormente, uma vez que a sustentabilidade promove processos mais eficientes e econômicos, evitando retrabalhos, desperdícios e erros.

Além disso, as empresas que são ambientalmente responsáveis tendem a ser favorecidas pelo governo e têm menos chances de sofrer sanções ou multas devido à poluição ambiental.

É fundamental para as empresas que desejam se adequar às exigências do mercado e do governo. Uma das principais ações é a modernização da frota, pois veículos antigos consomem mais combustível e emitem mais poluentes. Ao utilizar tecnologias novas é possível minimizar em até 80% as emissões de gases e ainda reduzir gastos com diesel e gasolina. 

Outra ação importante é a otimização de rotas, utilizando tecnologia para criar mapas inteligentes, o que permite o melhor aproveitamento dos trajetos e redução de tempo de transporte de mercadorias, tornando possível entregas mais rápidas, aumentando a satisfação do cliente e emitindo menores quantidades de gases do efeito estufa. 

 

Quatro objetivos que podem ajudar a otimizar a sustentabilidade da frota

 

A gestão de uma frota sustentável traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para os negócios. Além de diminuir a emissão de gases poluentes, também é possível reduzir custos operacionais e aumentar a segurança dos colaboradores. Para alcançar esses resultados, é importante estabelecer objetivos claros e metas a serem alcançadas. Aqui estão cinco objetivos que podem ajudar a otimizar a sustentabilidade da frota:

  1. Reduzir a emissão de gases poluentes: esse é o principal impacto da gestão de frota no meio ambiente, portanto, ao se tornar sustentável, é possível diminuir significativamente a emissão de gases poluentes;
  2. Reduzir custos com pneus, manutenção e combustível: veículos sustentáveis funcionam de forma mais eficiente, o que gera menor desgaste de pneus, menor custo com manutenção e maior eficiência no uso de combustíveis;
  3. Aumentar a vida útil dos veículos: com a maior eficiência dos veículos, é possível aumentar a duração entre manutenções e prolongar a vida útil dos veículos;
  4. Diminuir os impactos ambientais: esse é um dos principais objetivos da frota sustentável, e além de melhorar os resultados da empresa, também tem um impacto direto no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas a longo prazo.

 

Como a Atlas pode te ajudar

 

Nosso sistema foi projetado de forma a permitir que o gerente acompanhe todas as operações da frota e obtenha uma compreensão completa de tudo o que está acontecendo. 

Além disso, estamos comprometidos em fornecer o melhor para as empresas e para a sociedade, pois essas melhorias são benéficas para todos. 

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas de como melhorar sua gestão de frotas.

Relacionadas

Leitores também acessaram: